Logo Henvida

#Blog HENVIDA

Álcool mata nove vezes mais do que drogas ilícitas

23 DE JUNHO DE 2018
Álcool mata nove vezes mais do que drogas ilícitas

 

Uma das drogas que mais matam no mundo é legalizada. Enquanto as drogas proibidas em convenções da Organização das Nações Unidas (ONU) matam 250 mil pessoas anualmente, o uso abusivo do álcool resulta em 2,25 milhões de óbitos. Outro vilão, o tabaco, mata 5,1 milhões anualmente.

 

No Brasil, o uso abusivo de álcool é um problema frequente. De acordo com o Ministério da Saúde, a dependência de álcool atinge 12% da população adulta, em torno de 20 milhões de pessoas, e representa 90% das mortes por consequência de uso de drogas. Isto significa que a bebida alcoólica mata mais que qualquer outra substância, como cocaína e crack.

 

Os óbitos acontecem em decorrência de doenças como cirrose, hipertensão arterial, diabetes e câncer de laringe, boca, esôfago e pulmão. Estima-se que 30% das internações em hospitais gerais aconteçam por abuso de bebida.

 

Outras mortes também ligadas ao álcool, que não foram contabilizadas nas estatísticas, são os acidentes de automóveis, assassinatos e outros crimes cometidos por pessoas bêbadas.

 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, mais de 200 doenças estão ligadas ao consumo de álcool. E, também segundo a OMS, no ano passado, os brasileiros consumiram mais álcool do que a média mundial.

 

Um estudo elaborado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) aponta que, entre 2006 e 2010, foram contabilizados 40,6 mil óbitos causados por substâncias psicoativas. O álcool aparece na primeira colocação entre as causas, sendo responsável por 85% dessas mortes.

 


Fonte: observatorio3setor.org.br


 

Mantendo a transparência do nosso trabalho, a Henvida utiliza cookies com objetivo de prover a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você está de acordo com nossa Política de privacidade e que poderemos armazenar cookies no seu dispositivo.