ASSOCIE-SE
NOTÍCIA
Conheça a importância do ferro para a saúde do organismo
Publicado em: 21/06/2019

Segundo dados da Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde (PNDS), 20,9% das crianças menores de cinco anos apresentam quadros de anemia no Brasil. A anemia é uma condição que tem relação direta com a carência de ferro no organismo humano.

A doença pode afetar o desenvolvimento físico e intelectual e apresenta alguns sintomas, como: cansaço, fadiga, queda de cabelos e enfraquecimento do sistema imunológico, o que o torna mais vulnerável às infecções.

Saiba mais sobre a importância do ferro e como evitar anemia:

 

 Para que serve o ferro?

O ferro é necessário para realizar funções básicas, desde os batimentos cardíacos até uso da memória, visão, entre outros.

 

Como identificar se meu filho possui anemia?

Os exames periódicos e acompanhamento com pediatra são essenciais para monitorar a saúde das crianças e identificar problemas como a carência de ferro e anemia. Um exame de sangue simples pode auxiliar no diagnóstico.

Caso seja confirmada a condição, o médico poderá orientar uma dieta rica em alimentos com ferro ou o uso de suplementos minerais.  A criança anêmica costuma apresentar fraqueza, dificuldade de concentração, perda de memória e palidez nos lábios e pele. São sintomas que devem ser observados com cautela por um médico, pois podem ser sinais de anemia.

 

 A anemia pode afetar o desenvolvimento físico e intelectual da criança?

Sim, por isso a condição exige cuidado e tratamento. A doença pode prejudicar o desenvolvimento intelectual, causar alterações comportamentais, interferir no crescimento físico e até afetar nas funções motoras das crianças.

 

 Qual a melhor forma de prevenção?

Uma alimentação saudável, rica em vitaminas e minerais, ajuda a prevenir não apenas a anemia, como outras diversas doenças. Devem-se ingerir legumes, frutas, cereais e carnes de forma equilibrada.

Assim é possível manter os níveis adequados de ferro, fósforo, cálcio, zinco, vitaminas, entre outros. O consumo de suplemento mineral pode ser recomentado para compor a dieta.