Logo Henvida

#Blog HENVIDA

Você realmente conhece o diabetes?

18 DE NOVEMBRO DE 2019
Você realmente conhece o diabetes?

No dia 14 de novembro foi celebrado o Dia Mundial do Diabetes, data em que as pessoas são alertadas sobre os riscos, prevenção e tratamento da doença. Apesar das inúmeras campanhas de conscientização sobre o tema, o Brasil tem 12,5 milhões de pessoas com diabetes e a previsão é que esse número chegue a 20,3 milhões em 2045, de acordo com os dados da Associação Brasileira de Diabetes e a Organização Mundial de Saúde.

 

Em 2019, o Novembro Diabetes Azul tem como foco o envolvimento da família nas ações voltadas à prevenção e atenção no controle da glicemia, para evitar complicações crônicas do diabetes mal controlado.

 

O grande desafio, segundo o Ministério da Saúde, é o fato de grande parte da população desconhecer o diagnóstico de diabetes, ou seja, 50% dos diabéticos não sabem que têm a doença. No país, o diagnóstico passou de 5,5% da população para 8,9% e estimativas apontam que o custo com os tratamentos deve dobrar até 2030, chegando a US$ 97 bilhões. Entre os 10 países com mais pessoas sem diagnóstico, o Brasil está em quinto lugar, com 5,7 milhões de indivíduos.

 

Prevenção

A melhor forma de prevenir é com estilo de vida saudável. Praticar atividades físicas regularmente, manter uma alimentação saudável e controlar o peso corporal são comportamentos essenciais que evitam não apenas o diabetes, mas outras doenças crônicas, como o câncer.

 

Sintomas

Os principais sintomas do diabetes são fome, sede excessiva e vontade de urinar várias vezes ao dia. Há ainda outros possíveis sintomas, como:  perda de peso, fraqueza, fadiga,mudanças de humor, náusea e vômito, formigamento nos pés e mãos, infecções frequentes na bexiga, rins, pele e infecções de pele; feridas que demoram para cicatrizar, visão embaçada.

 

Fonte: SES/SC

Mantendo a transparência do nosso trabalho, a Henvida utiliza cookies com objetivo de prover a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você está de acordo com nossa Política de privacidade e que poderemos armazenar cookies no seu dispositivo.