Logo Henvida

#Blog HENVIDA

Noites mal dormidas são um problema para 65% da população

13 DE JUNHO DE 2022
Noites mal dormidas são um problema para 65% da população

A quantidade e qualidade do sono podem revelar muito sobre a saúde de uma pessoa. Estresse, aumento de peso, alterações no sistema imunológico, dificuldade de memória e confusão mental são apenas alguns sinais apresentados por aqueles que não “desligam” o corpo da maneira correta. Dormir pode ser tão importante quanto o alimento e a respiração.

De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), sob encomenda da biofarmacêutica Takeda, 65% dos brasileiros têm baixa qualidade de sono. Segundo o Dr. Rubens Mendes Barbosa, neurologista da Clínica E-Vida Rio Negrinho, noites mal dormidas podem afetar o corpo em vários aspectos, como na atenção e memória, causando dificuldades para dirigir e reter conhecimento. Além disso, podem ser responsáveis pelo aumento de peso e alterações do humor.

Para agir a respeito desse hábito e aproveitar as vantagens de um corpo descansado, é necessário ter em mente que não podemos recuperar as horas de sono perdidas durante a semana no final de semana, pois isso pode acabar desregulando o nosso relógio biológico. “O ideal é que não haja variações das horas dormidas nos dias da semana”, explica o neurologista.

O segundo passo é perceber seu próprio corpo. Conforme explica o Dr. Felipe Novak, neurologista da Clínica E-Vida Rio Negro, não existe média de horas de sono ideal e cada pessoa precisa dormir o suficiente para acordar bem no dia seguinte. A qualidade do sono é mais importante que o número de horas, uma vez que é o fator que nos indica se a pessoa irá se sentir bem e produtivo para fazer suas atividades no dia seguinte. 

O terceiro passo é um dos mais importantes para o sono adequado: saber contar para o seu corpo que é o momento de descansar horas antes de dormir. Segundo o neurologista Rubens, o conceito conhecido como “higiene do sono” consiste na criação de uma rotina. Precisamos manter um horário de sono regular, dormindo e acordando no mesmo horário todos os dias, inclusive nos fins de semana. Atividades relaxantes como ler e tomar banho ajudam a relaxar e sinalizam ao nosso cérebro que já está na hora do sono. Por outro lado, a luz do celular, do computador ou televisão nos estimulam a ficar acordados e são prejudiciais ao sono, bem como o uso de café ou refrigerante no período noturno.

Após experimentarmos um sono adequado por noites seguidas, a higiene do sono se tornará um hábito saudável. “Quando dormimos ocorre um relaxamento profundo, as informações aprendidas durante o dia são consolidadas e o que não é importante é apagado. Além disso, o hormônio de crescimento é liberado, a temperatura corporal cai e o sistema imunológico é fortalecido. Quando isso é atingido, teremos o chamado sono reparador, importante fator na prevenção de doenças crônicas e degenerativas”, explicam os neurologistas.

 

Agende sua consulta com neurologistas da Clínica E-Vida

Clínica E-Vida Rio Negro:  (47) 99165-8818⠀

Clínica E-Vida Rio Negrinho: (47) 99197-8684

Mantendo a transparência do nosso trabalho, a Henvida utiliza cookies com objetivo de prover a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você está de acordo com nossa Política de privacidade e que poderemos armazenar cookies no seu dispositivo.