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Entenda como o Pilates pode ajudar na flexibilidade e equilíbrio dos idosos
Publicado em: 22/04/2019

Idosos com o tempo perdem a força nos músculos e elasticidade do corpo, por isso exercícios físicos são fundamentais para manutenção da saúde. E uma das melhores soluções pode ser um programa de 16 semanas de Pilates.

 

Os exercícios ajudam a aumentar a flexibilidade e a força dos membros inferiores e superiores. Além de melhorar a resistência aeróbica e o equilíbrio dinâmico das mulheres idosas, já que o Pilates é composto em sua maioria por mulheres.

 

O Pilates tem como princípio trabalhar especialmente a respiração, controle, concentração, precisão, movimento fluido e centralização, proporcionando uma integração de corpo e mente, que possibilitam uma melhora significativa na saúde e na qualidade de vida de pessoas idosas.

 

Um estudo realizado no Brasil, publicado em 2018 no Journal of Bodywork & Movement Therapies, valida outras pesquisas mundiais que comprovam os efeitos benéficos do Pilates para um envelhecimento mais saudável. De acordo com a fisioterapeuta Walkiria Brunetti, especialista em Pilates e RPG, algumas pessoas que entram na terceira idade podem apresentar problemas de equilíbrio.

 

“Os principais motivos são a perda da amplitude e da força dos movimentos corporais, além do processo natural do envelhecimento, que leva à perda muscular e óssea. Para termos equilíbrio, é preciso força e amplitude de movimentos nos três planos corporais: no frontal, responsável pelos movimentos de abdução (afastar e abrir) e adução (aproximar/fechar); no plano sagital, responsável pelos movimentos de flexão e extensão e no plano horizontal, responsável pelas rotações”, explica Walkíria.

 

Falta de força

Além do déficit na amplitude de movimentos, os idosos perdem a força muscular, o que também afeta o equilíbrio. “Quando nos desequilibramos e precisamos corrigir a postura, é preciso ter músculos fortalecidos para sustentar nosso corpo. Porém, na terceira idade é comum apresentar músculos mais enfraquecidos e, portanto, há um maior risco de perder o equilíbrio e cair”, comenta a fisioterapeuta.

 

Como o Pilates pode ajudar

A primeira razão para recomendar o Pilates para pessoas na terceira idade é que pode ser adaptado e individualizado de acordo com a condição física de cada um, justamente por não ser uma atividade de impacto nem exigir um condicionamento físico para começar.

 

Um dos fatores mais importantes para um envelhecimento saudável é ter autonomia e independência. Tomar banho, calçar um sapato ou pegar um objeto em um lugar mais alto, por exemplo, são atividades simples da vida.

 

Entretanto, depois dos 65 anos podem se tornar mais complexas e até perigosas por conta dos efeitos do envelhecimento. Assim, o ideal é que a pessoa procure atividades para prevenir essas condições, como o Pilates, por exemplo.