ASSOCIE-SE
NOTÍCIA
Dentista explica os principais cuidados que os idosos devem tomar com a saúde bucal
Publicado em: 24/03/2019

Escovar bem os dentes, usar flúor, fio dental e visitar o dentista regularmente. Essas são recomendações básicas para qualquer pessoa independente da idade. Porém, no caso de idosos alguns cuidados são importantes. Para explicar melhor o tema o dentista André Tschoeke traz algumas dicas.

 

Um dos principais problemas na terceira idade é a perda da qualidade da saúde bucal pela falta de mobilidade e, por isso, o paciente não consegue fazer a escovação. Nesses casos André explica que a família ou o cuidador do idoso devem ficar sempre atentos para observar a saúde bucal do paciente.

 

Existe também as consequências para quem sofre de osteoporose. Segundo o dentista “O paciente perde qualidade da gengiva e a estrutura óssea que segura o dente. Isso causa a perda do dente e o idoso precisa usar próteses”. Neste caso o ideal é visitar o dentista com mais frequência e o cuidado deve ser redobrado.

 

“Podem se desenvolver fungos na boca por causa do uso da placa ou até danos por próteses mal ajustadas” explica. “O paciente pode ainda apresentar lesões na boca por não conseguir mastigar ou ingerir os alimentos de forma adequada. Por isso é ideal visitar o dentista pelo menos a cada seis meses para manter a saúde bucal e prevenir doenças.”

 

Outra dica importante, segundo o dentista, é sempre observar se a escovação é feita de forma correta. E utilizar escovas diferentes para a boca e para a prótese. Além de sempre higienizar a dentadura também com muita atenção. Do contrário, podem acumular fungos na prótese e gerar mau hálito.

 

E para os clientes do Plano Henvida podem contar também com tratamento dentário a domicilio. O dentista André Tschoeke está à frente do projeto OdontoExpress que atende pacientes idosos, com necessidades especiais ou acamados por problemas de saúde. Para mais informações sobre este serviço entre em contato pelo (47) 3642-8799.

Confira a lista completa de médicos do Plano Henvida clicando aqui.