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Como você cuida da saúde no trabalho? Confira dicas para melhor qualidade de vida
Publicado em: 25/05/2019

Passar horas a fio se dedicando a mesma atividade, seja sentado ou em pé, a sós ou compartilhando o espaço e ideias com outras pessoas, pode ser mais do que cansativo.

 

Se o ambiente for de muita competitividade, cobranças, com a necessidade de lidar com prazos cada vez mais curtos, você pode agregar à sua saúde – física e mental – mais um desgaste, o do estresse.

 

Estudos apontam que trabalhadores com estilo de vida estressante, que fumam ou ainda têm profissão com alta exigência cognitiva, correm um risco maior de precisar se ausentar por licença médica por causa de problemas relacionados à saúde mental.

 

Além disso, tensão muscular, dores nas costas e de cabeça também costumam estar relacionados a problemas de saúde no trabalho.

 

Por isso, é sempre importante não deixar a saúde de lado e buscar qualidade de vida dentro e fora da empresa.  Na rotina profissional, a saúde não pode ser deixada de lado. E alguns cuidados podem proporcionar melhor qualidade de vida durante a jornada de trabalho

 

Que tal incorporar novos hábitos mais saudáveis à rotina? Veja as principais dicas:

 

1. Para quem trabalha sentado e em frente ao computador o dia inteiro: mesmo que esta não seja uma tarefa pesada, exige muita concentração, causando tensão muscular, e pode afetar o pescoço, os ombros, o dorso e os membros superiores e inferiores. Essa atividade enquadra-se naquelas em que a Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) estabelece intervalos de dez minutos a cada 90 minutos trabalhados. Ou seja, mexa-se. Levante, caminhe, beba água, vá ao banheiro. Se puder, faça pequenos movimentos de alongamento. Pode não parecer, mas esses pequenos intervalos fazem muito bem à saúde física e mental.

 

2. Confira se a cadeira e o computador estão de acordo com a sua altura. Lembre-se de que o computador deve estar na linha dos olhos

 

3.Se você trabalha muito tempo sentado, procure colocar um apoio sob os pés e assim prevenir que eles inchem ao fim do dia.

 

4.Não trabalhe com fome. Leve sua própria lancheira, com alimentos pouco calóricos, mas nutritivos, como um sanduiche natural, uma fruta, um suco, um pote de iogurte ou um pacotinho com nuts (nozes, castanhas, amêndoas, semente de abóbora e amendoim).

 

5. Procure dormir bem na noite anterior ao trabalho. Algumas pessoas precisam de sete, oito, nove horas para manter a disposição. Então siga o seu relógio biológico e descanse o quanto for necessário

 

 

Fonte: Hospital Sírio Libanês e Associação Nacional de Medicina do Trabalho